domingo, 26 de abril de 2009

Shhhhhhhhhiiiiii!

Silêncio no tribunal!

"Vaca Amarela, sujou a panela, quem falar primeiro come a sujei...ra dela!"

sábado, 25 de abril de 2009

Samba canção fora do tom!

O rei está nu! A toga caiu! Os fundilhos estão a mostra e nenhuma resposta convincente, nenhum argumento coerende foi divulgado na imprensa. Estranho pra quem transita com desenvoltura de celebridade na frente das câmeras, e nas páginas!

O "Deus" do supremo se limitou a repetir que "a situação hoje no judiciário é a melhor possível".

Amém!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

La maja desnuda!

O ministro Joaquim Basbosa arrancou publicamente o manto sagrado da justiça, deixando exposta as entranhas dos bastidores do STF.

A justiça é cega, nós sabemos, mas nós não somos surdos, nem idiotas. Ouvimos claramente o Ministro Gilmar ser questionado sobre uma decisão pouco debatida, não ficando esclarecido se essa decisão equivocada foi por pressa, ou favorecimento à uma das partes. Não saberemos, mas podemos pensar o que quisermos, até porque o Ministro Gilmar mendes deixou escapar uma risada nervosa, muito sem graça e desconfortável naquele momento.

Esse bate boca entre o presidente do STF, Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa é a desmoralização do Supremo Tribunal Federal, nossa corte maior. Isso tudo com transmissão em rede nacional. Desavenças pessoais em local de trabalho devem ser resolvidas com maturidade, principalmente quando se tratam de dois ministros do Supremo, e um deles o presidente da casa. Foi feio, foi deselegante. Parecia briguinha de adolescentes de rabos presos. Pra um homem como o Ministro Joaquim, culto, equilibrado, experiente, lúcido, se permitir a perder as estribeiras fazendo acusações daquela natureza, algo estranho existe.

Como se não bastasse o corporativismo do legislativo que esperneia pra manter suas benesses, o judiciário também tratou de se proteger, soltando imediatamente uma nota de apoio ao seu presidente pra abafar a crise, colocando panos quentes no embate. Mais vale preservar a instituição do que entrar no mérito da questão, mas eu gostaria de entender a profundidade de uma das acusações: Quem tem capangas em Mato Grosso é o quê? Mafioso, coronel, ou chefe de quadrilha? Se isso não é crise institucional dos donos da verdade, eu não sei mais o que é.

Sabemos que isso vai dar em nada, lógico. Por isso, acho que pra aproveitar esse momento em trajes íntimos, a nossa justiça velha de guerra desgastada e exausta, deveria aguardar as coisas voltarem ao normal descansando e pegando um bronze na praia de Ipanema. Sem esquecer a cervejinha bem gelada pra esfriar a cabeça. Afinal de contas, ninguém é de ferro, muito menos a justiça.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Check-in! (2)

Que as mesas da Câmara e do Senado eram balcão de negócios todos nós já sabíamos. O que não tínhamos conhecimento era de que também eram balcões de check-in de companhia aérea. E milhões de reais eram gastos por ano, provenientes de nossos bolsos, em viagens financiadas pelas cotas dos parlamentares para parentes, amigos, correligionários e "colaboradores" em geral.

Mas existe algo no ar além dos aviões de carreira!

Me parece que existe um cuidadoso interesse pra que esse escândalo receba um a atenção especial da mídia e da população. Ficou claro que não haverá nenhum tipo de punição. Por isso alguns gatos pingados insignificantes fazem muito bem o seu papel de reclamar, enquanto os medalhões se apressam em fazer o "mea culpa". Resignados, trataram de sugerir mudanças moralizadoras, que já estão em vigor. Tudo muito orquestrado.

Enfim, vamos aguardar. Alguma boiada está cruzando o rio, enquanto o boi de piranha está sendo devorado. Ou, ainda usando outra metáfora mais adequada ao assunto, alguma esquadrilha cruza os céus livremente, enquanto se abate um teco-teco voando ilegalmente.

Viva o país da esperteza política!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Check-in!

Não sobrou deputado sobre deputado, senador sobre de senador. Ninguém escapou!

O presidente da câmara, deputado Milton Temer, declarou com uma simplicidade e ingenuidade que dava pena: "Não existe regulamentação para o uso das passagens. E essa prática já dura mais de 20 anos. Por isso eu também usava." Fiquei até com vontade de chorar!

Deputado, deputado! Ética não precisa de regulamentação. Ética não é como entrada de cinema e teatro que tem meia. Ética é como verdade, só serve inteira. E bom senso nessas horas é também muito bem vindo. Se um funcionário de suas empresas fizesse isso com o seu rico dinheirinho, esse sujeito seria demitido sumariamente. Ou não iria, deputado!? Mas como todo mundo sempre barbarizou com o erário público, porque o senhor não o faria também? Passar como otário não! Ah, isso não!

Outros políticos alegaram que as doações de passagens aéreas para seus correligionários e parentes, fazia parte da intensa "atividade parlamentar". Considerando que "atividade parlamentar" no nosso país virou sinônimo de corrupção, falcatruas, super faturamentos, e clientelismo, os nobres deputados e senadores estão cobertos de razão.

Como já disse aqui mais de uma vez, a desonestidade já foi institucionalizada como prática política legal. E os políticos são o reflexo da sociedade que comandam. Cada um de nós que elege essa corja faria a mesma coisa em seus lugares, com certeza. E a alegação seria a mesma deles: "Que a honestidade seja regulamentada com o próximo eleito. Não comigo. Não antes que eu encha a minha burra de dinheiro também".

Viva o país da falta de vergonha na cara!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Abaixo a poupança!

A memória do brasileiro é muito fraca. Nós contribuintes continuamos a ser tratados como paspalhos, idiotas e ignorantes pelo governo . Bem, ignorantes eu até concordo, porque o somos e fazemos questão absoluta de permanecer assim. Não nos interessamos em tomar conhecimento de nossos direitos e interesses coletivos. No instante em que soubermos com profundidade como se conduz a política econômica e como são tomadas todas as suas decisões, deixaremos de fazer o papel de palhaços, pagando sempre a conta das alquimias monetárias milagrosas que são criadas por cada governante que tem a chave do cofre de nosso país.

Mais uma vez o governo anunciou que vai mexer na poupança. E a justificativa não faz nenhum sentido lógico pra mim, e nem pra ninguém eu presumo. A explicação da equipe econômica pra fuçar na poupança da gente é de que ela, a poupança ,"corre o risco" de ser inundada pelo dinheiro de grandes e temidos investidores de olho nos bons rendimentos que ela proporciona. Puxa vida, que perigo!!!! 

Peraí! A poupança não foi feita pra se colocar o dinheiro lá e com isso se obter rendimentos? Essa dinheirama depositada lá não serviria, principalmente, pra financiar a casa própria dos menos favorecidos? Por isso, quanto maior o volume de depósitos melhor, não importando a identidade do correntista, nem o seu tamanho?

Parece que não. Em "economês" isso geraria desequilíbrio no mercado. Por isso o governo anunciou que precisa salvar urgentemente o único meio da classe média guardar suas economias e corrigir seu suado dinheirinho. Isso se faz reduzindo imediatamente o percentual de correção atual por um índice mais baixo, pra conseguir afugentar os grandes e terríveis mega investidores. Que "meda"!

Me expliquem isso direito: A título de proteção do pequeno poupador o governo diminui o seu rendimento, e com isso os depósitos na poupança. Mas na prática eles não deveriam ser cada vez maiores pra gerar os recursos necessários permitindo que o próprio governo reinvista no crescimento do país? Isso é uma loucura completa. Uma grande parcela da população que durante anos a fio, financiou a poupança com seus cofrinhos gordos de moedas, guardadas a duras penas, e que agora num momento de crise poderia ter um rendimento maior, será surrupiado descaradamente mais uma vez!

Acorda Brasil! E eles nem passam vaselina no índice que vai invadir nossas poupanças.

Cada povo tem "o cara" que merece! Viva o país dos cordatos! 

domingo, 19 de abril de 2009

El paredon!

Ninguém poderia imaginar que o presidente Americano Barack Obama, empunhando uma democracia de grosso calibre carregada de medidas, que suspenderam as restrições de viagem e remessas financeiras de cubanos-americanos, fuzilaria sem piedade o orgulho do grande ditador, junto com seu temido regime autoritário.

Reagindo as medidas, Fidel balbuciou o que talvez tenham sido suas últimas palavras: "Cuba não precisa de esmolas". Realmente nada ainda de concreto foi feito na diração de acabar com os embargos impostos a ilha de Cuba, mas o que importa mesmo é que o primeiro tiro certeiro foi dado. E tudo indica que ele foi suficiente pra ferir de morte a ditadura Cubana.

Viva a democracia!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Grana eleitoreira.

Em um ano pré-eleitoral, o presidente Lula deu uma molhadinha de R$ 1 bilhão de reais, na mão da galera dos municípios. Esse arreganhamento do cofre beneficiou inclusive as prefeituras que elevaram gastos com pessoal. Justificando o repasse, Lula declarou que o problema do Brasil não são os gastos da máquina administrativa, e sim sua ineficiência.

Ora, isso nós estamos todos carecas de saber. Essa ineficiência poderia ser até confundida com incompetência. Mas, pelo que conhecemos da competência dos políticos nacionais na lida com o dinheiro público, é certo que essa bufunfa vai tranquilamente engordar o caixa dois dos aliados municipais, garantindo o apoio necessário a eleição da canditada da situação. Ela, a verba, certamente jamais chegará ao seu destino final: os benefícios diretos ao cidadão.

Obviamente, uma meia dúzia de gatos pingados acabarão sendo beneficiados, e algumas migalhas das mais de 1 milhão de moradias previstas por esse aporte financeiro, serão entregues.

Outra coisa muito certa, é que essa parcela ínfima de beneficiados, será exaustivamente usada em palanques por esse Brasil à fora, pra garantir a eleição da sucessora do atual presidente.

Essa conversinha fiada e benevolente do governo, faz parte somente da lavagem oficial de uma grana preta que vai para um saco sem fundo, institucionalizado, que sustenta a corrupção, o desvio de verbas, e a gastança generalizada da classe política. Classe política essa, que pouco se importa se tem gente abaixo da linha da pobreza morando debaixo de viadutos, sem comida, sem escola ou hospitais públicos.

Obviamente que a parte da grana que não for desviada para as campanhas políticas, não vai ficar perdida nas entranhas da burocracia estatal. Ela vai acabar financiando as passagens do próximo carnaval da Adriane Galisteu.
Viva o País da impunidade!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Meio amargo!

Feliz Páscoa Vascão!

Manda a boa educação, retribuir os presentes recebidos. Por isso o Botafogo não poderia ter deixado de devolver na mesma medida, o "chocolate" recebido algumas rodadas atrás no campeonato Carioca.

O problema é que num jogo decisivo como o de sábado, o chocolate acaba sendo meio amargo.
Campeonato que segue!

Chutando o pau da barraca!

O Brasileiro Adriano, craque do Internazionale de Milão e da seleção Brasileira, chutou o balde. O imperador abdicou de seu trono pra "soltar pipa" (sem trocadilho, por favor) com os amigos de infância da favela Vila Cruzeiro.

Essa atitude é no mínimo estranha pra quem afirma não estar envolvido com drogas, bebedeiras ou problemas psiquiátricos. Trocar os milhões de Euros que ganha na europa por um barraco na favela, é uma indicação clara de que o nobre atacande, ou está ruim da cabeça, ou doente do pé.

Tenho a impressão de que essa canhota adoecida, acaba de fazer o gol contra mais decisivo de sua vida.


Como fã de seu futebol, estou aqui torcendo que esta tenha sido a decisão mais acertada.
Vida longa ao Imperador!

domingo, 12 de abril de 2009

Torrando a grana!

Numa única e vergonhosa reunião, a Mesa Diretora da Câmara, pressionada pelos deputados do baixo clero, recuou da decisão de moralizar o uso da verba indenizatória, de cotas de passagem, de gastos com alimentação e de assessorias. Foi também ampliado para R$ 150 milhões o gasto para as reformas dos apartamentos funcionais nos próximos dois anos. Vergonha parlamentar.

O que o congresso nacional precisa na verdade é de uma boa reforma moral. A ética corroída pelos inúmeros escândalos envolvendo deputados e senadores parece sem solução.
Usar verba indenizatória pra pagar pizza e jatinho, passagens aéreas para parentes e correligionários, gastos elevados com combustível e segurança pessoal, passou a ser considerado "atividade parlamentar". Ninguém se envergonha disso. É incrível a cara-de-pau de todos.

É como se, apresentar notas frias, fornecedores fantasmas, e burlar a lei fiscal, fosse a solução legal, institucionalizada por essa política corrupta e inconsequente, para justificar o assalto aos cofres públicos.

Cada votação no congresso nacional não passa de um ritual onde a nossa grana é torrada sem nenhum pudor. Mas não pensem que é toda ela. Parte, evidentemente é poupada pra comprar as geléias importadas e o caviar que sempre acompanham o banquete da verba pública.

Viva o país da corrupção!

Presidente Pop Star!

Nosso querido presidente Lula, o presidente dos mais necessitados (os bolsos de sua equipe política, evidentemente), mostrou sua verdadeira vocação para Pop Star. Recebeu a declaração de amor de Barack Obama com muita naturalidade e desprendimento.

Ouvir que "ele era o cara", não o surpreendeu em nada, porque isso ele já sabia. Ser o político mais popular do planeta era só uma questão de quantas gafes a mais teria que cometer neste derradeiro mandato. E isso pra ele é muito mais fácil do que governar.

O colega Obama só tem que tomar muito cuidado. Se der bandeira, o Lula com sua indimidade constrangedora, crava sua estrela petista e acaba montando um puxadinho no salão oval, já que agora é credor do FMI.

Por falar em americanos ilustres, recebemos nesta semana no Brasil, a visita da banda americana KISS. Sem nenhuma modéstia, quando entram no palco, eles anunciam: "E agora com vocês a melhor banda do planeta".

Depois da declaração de Barack Obama a respeito do nosso presidente fanfarrão , inspirado na banda de rock, o locutor oficial de seus comícios vai passar a anunciar: E agora com vocês, o melhor prasidente do planeta!

Pra isso acontecer, basta ele pintar a cara, porque a língua grande, que não cabe dentro da boca, ele já tem.

Viva o país do populismo!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Castelo de Areia!

Só pra lembrar a todos, e não deixar esse assunto esquecido, parece que a ratoeira prendeu o rabo do nosso príncipe deputado. Ele está teoricamente sendo investigado por quebra de decoro parlamentar. O que não quer dizer que a raposa velha vai deixar de tomar conta do galinheiro.

Dividindo direitinho os ovos e as franguinhas suculentas em acordos políticos, ele só terá que aguardar as próximas eleições pra voltar por cima mais uma vez. Depois de 30 anos fazendo charge política nesse país, é só o que tenho visto.

Viva o país da Impunidade parlamentar!

sábado, 4 de abril de 2009

Boca maldita!


Vou republicar aqui o parágrafo abaixo, que é parte de um artigo atribuído ao cantor Paulinho da Viola que estava circulando na rede, comparando a maneira de agir de Lula e de Barack Obama. Não sei da real autoria do mesmo mas, nesse trecho, o texto consegue resumir com precisão o estilo do nosso presidente, que é o oposto do presidente Americano:

"Enquanto isso, no Brasil, o Chefe da Nação não diz duas palavras sem atiçar o fogo, sem jogar brancos contra negros, pobres contra ricos, instruídos contra iletrados, nordestinos contra sulistas, partidos contra partidos, povo contra a Imprensa, todos contra todos. Não fala, grita, berra. Esfalfado, ouve os uivos da platéia, acha que está sendo adorado, e parte para outro palanque."

Com o caso do constrangimento causado pelo comentário presidencial sobre "os brancos de olhos azuis", fica muito claro que aquilo não foi nenhum deslize, ou equívoco. Essas gafes de um chefe de estado irreverente e aparentemente ignorante, vendidas como inocentes , não passam de uma estratégia clara de um grupo preconceituoso que quer se popularizar a qualquer custo, usando uma tática nunca vista nem nos regimes ditatoriais: gerar o conflito do alto de uma enorme popularidade, pra saciar a massa revoltada com assistencialismo barato e eleitoreiro.
E olha que nós não temos terremoto!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dia da política

Não sei se já se comemora nacionalmente o dia do político, ou se existe o dia do político. Minha sugestão é que esse dia passe a ser comemorado hoje: primeiro de Abril.

Seria um reconhecimento merecido a esse grupo de desocupados que profissionalizou e institucionalizou a mentira como meio de vida. Pode existir, eu sei, mas eu não conheço, político que tenha cumprido uma só promessa de campanha que seja, como bradam nos palanques em véspera de eleições.

Seja por impedimento da máquina administrativa corrupta  e corporativista- no caso de quem tentou enfrentá-la honestamente - ou pelo entendimento, muito bem remunerado, dessas dificuldades - no caso de quem enriqueceu rapidamente - passando a ser mais uma engrenagem desta grande máquina, que comanda os orçamentos de nosso país. 

O grande Guru desta casta, deveria ser o nosso atual presidente. Uma homenagem justa a ele, que saiu da esquerda radical, onde defendia a revolução, o social com educação e saúde para todos, a política limpa do povo para o povo e a distribuição de renda, para, tendo o poder nas mãos, se envolver nos mais diversos escândalos e passar incólume por todos eles. 

E o melhor: usando a alegação simplória de nunca saber de nada.

Isso é jogada de profissional de elite! Vai mentir assim lá no raio que o parta!