quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Vergonha nacional!

Depois de alguns anos sem fazer charges regularmente, hoje me senti impelido, forçado pela minha indignação e incredulidade com a covardia de alguns ministros do todo poderoso STF, que enfiaram a toga entre as pernas, e sairam ganindo pra vala comum dos picaretas que ajudaram a proteger.

O tribunal mais poderoso e importante do país optou por colocar sobre essa corja, o intocável manto da impunidade.

Essa instituição, fundamental para a manutenção da justiça e da ordem social no país, escolheu fazer história às avessas, privilegiando criminosos políticos comuns em detrimento do anseio da grande maioria da população por justiça.

Todos nós fomos roubados por esses bandidos do colarinho branco. Quantos morreram por falta de hospitais enquanto o dinheiro desviado financiava o uísque dos bandidos do caixa 2. Enfim, o prejuízo social produzido pela corrupção é incalculável. E hoje o Supremo garantiu que a política suja desse país vai poder continuar roubando sem medo, agora com jurisprudência. A manobra jurídica sempre lhes garantirá, no mínimo, a prescrição de suas penas. Como dizia meu pai já na década de 70: a polícia prende, e a justiça solta.

O problema é que o STF se esqueceu que o gigante acordou. Por isso, manifestações neles! A desobediência civil seria uma demonstração contundente de que o povo não vai mais aceitar esses desmandos impunemente.

Vamos reagir Brasil!

domingo, 14 de julho de 2013

Abertura Zorra City - Zorra Total

Esse é o link da nova abertura para o novo quadro do programa Zorra Total que foi ao ar neste sábado.

http://globotv.globo.com/rede-globo/zorra-total/t/programa/v/metro-zorra-brasil-ganha-nova-estacao-zorra-city/2691759/

Essa animação foi feita num tempo recorde pra atender a demanda urgente que a televisão sempre nos impõe. Pra cumprir nosso dead-line, optamos por assumir as caricaturas e os planos dos BGs, todos em 2D, apostando na técnica de pintura digital para enriquecer visualmente os desenhos e caricaturas.

Enfim, agradeço toda a equipe, que se envolveu integralmente, e com muita competência encontrou as melhores soluções considerando o contexto em que estávamos trabalhando.



Marcelo Mariz
Produção de efeitos.
Bruno Costa
Animação e edição.
Ique
Roteiro, storyboard, caricaturas, Backgrounds e Direção.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Adiada mais uma vez a inauguração da escultura do Rei Pele'


Como havia anunciado aqui oficialmente a data da inauguração, devo comunicar que, por problemas técnicos, foi adiada mais uma vez a inauguracão da minha escultura do Rei Peléno Novo Maracanã.
E pra não perder a viagem, publico alguns momentos desse trabalho que me exigiu tremenda concentração, aplicação técnica e sensibilidade pra traduzir a energia do Rei para o meu traço no bronze.

Estudo reduzido da escultura, modelado em plastilina. É o momento em que posso experimentar tudo que desejo colocar na peça em tamanho natural: o movimento, a posição de instalação, o panejamento, a musculatura, as proporções e a energia da explosão do movimento. Esse "mini Pelé" também será reproduzido em bronze e será a lembrança, em forma de obra de arte, do estudo real que originou a escultura do Maraca. O Rei pelé certamente terá a sua, que provavelmente será a de número 001. 
Esse é o momento mais importante e vai definir tudo até o final em bronze. Aqui consulto as referências fotográficas, e os desenhos que fiz do Rei durante toda a minha vida de caricaturista na imprensa para colocá-los em terceira dimensão. É a minha "cariscultura".
Considero a cabeça e as mãos os pontos que carregam a maior energia de expressão do corpo humano.  E neles deposito toda a minha energia. Por isso os faço em casa, no sossego e no maior conforto possível. Terminado essa fase, os carrego pra fundição pra iniciar a modelagem da peça em tamanho natural. Tendo como referência o estudo reduzido, instalo a cabeça e as mãos no esqueleto que vai receber a plastilina, e tudo é construído em volta deles.
Toda a construção da peça foi inspirada no soco no ar. Para me aproximar da realidade que iria trabalhar, pendurei a peça a uns 15 centímetros do chão, e nessa configuração, tive possibilidade de trabalhar os movimento e tudo que fosse necessário pra imprimir a energia do movimento clássico eternizado pelo Rei. Nesse trabalho pude inovar trabalhando toda a modelagem em plastlina, no lugar da tradicional argila.
Aqui o trabalho já foi enformado e retirada a cera que eu estou retocando. Esta é a famosa cera perdida, que é como chamamos essa técnica de escultura. Retoquei duas cabeças em cera para que pudesse minimizar os riscos de um defeito de fundição. O que certamente me roubaria um tempo precioso.
Aqui a peça já montada, soldada e ainda inacabada, em fase de acabamento fino. É o momento de maior esforço físico, pela dureza do metal, e o mais delicado. Qualquer erro aqui pode custar caro para o resultado final. Notem que a cor do metal é essa. Depois de finalizada ela recebe tratamento para envelhecimento, o que a deixa na cor escurecida que todos estão acostumados a ver.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Cerceamento da liberdade de expressão artística e ideológica no FACEBOOK

Atendendo a pedidos, estou republicando aqui no meu blog o polêmico trabalho que gerou esse ato lamentável de censura.

O facebook puniu com 30 dias de bloqueio o prof. Luiz Mott, da UFBa, curador da exposição FORA FELICIANO: CARICATURAS E CARTOONS CONTRA A HOMOFOBIA, por ter compartilhado esta minha charge acima. 

Levando-se em conta que essa mesma obra, que faz parte da referida exposição de cartuns, circulou livremente pelo próprio facebook em incontáveis compartilhamentos, tenha sido a real razão para a a tal punição porque não faz nenhum sentido um único discriminado ter sido escolhido.

Será que é pura coincidência essa mostra, que faz parte da Programação oficial da Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Cidadania do Governo da Bahia nas atividades do MÊS DA DIVERSIDADE, estar sendo exibida na Sede do Grupo Gay da Bahia?

É injusta, abusiva, discriminatória e odiosa essa censura, que repete o autoritarismo dos tempos de ditadura, e pune quem simplesmente compartilhou a referida caricatura, como milhares de outros usuários da página de relacionamentos. 

É premente que seja imediatamente suspenso esse abusivo cerceamento da liberdade de expressão artística e ideológica, e que ele não se repita.

Ou será que depois dessa minha republicação o FACEBOOK vai me punir também estendendo essa atrocidade a todos os compartilhamentos que a obra teve, e ainda terá?

Quem viver verá.

Viva a democracia!