sexta-feira, 20 de maio de 2011

Martinho da Vila para sempre em Duas Barras/RJ

          Finalmente foi inaugurado no dia 07 de Maio de 2011 a minha "cariscultura" em bronze do cantor e compositor Martinho da Vila. Foi uma festa linda e cheia de emoção. Prestigiaram o evento, além das lideranças políticas locais e regionais, o Prefeito da cidade Antonio Carlos, a Secretária de Cultura Camila Ponce, a Secretária de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de janeiro Márcia Lins, representando o Governador Sérgio Cabral que presenteou a cidade com a escultura, e o Ministro dos Esportes Orlando Silva.

          Meu agradecimento especial a Márcia Lins, Secretária de Estado de Esporte e lazer, pela deferência e confiança em meu trabalho, me convocando para realizar obra de tamanha responsabilidade e complexidade.

          Foi um trabalho que exigiu extrema de concentração para que fosse realizada em altíssimo nível técnico e artístico. Sofri profundamente a dor natural dos artistas durante o processo criativo, a angústia da incerteza de sucesso nos momentos mais técnicos da confecção de uma peça em metal, que passa por várias etapas, e depende da competência e comprometimento de todos os profissionais da equipe que torna o desafio viável. A responsabilidade das decisões mais acertadas nos momentos mais críticos, também faz parte do processo criativo. 

          Enfim, me sinto incrivelmente feliz e realizado. Agradeço a todos que colaboraram comigo, principalmente minha mulher e filhos, que não me deixaram ficar ausente e longe de seus convívios, por mais que esse trabalho tivesse exigido muitas horas diárias de trabalho intenso. Eles me acompanharam onde quer que eu fosse: nas seções de fotos com o Martinho, no Atelier manipulando a argila, em casa mergulhado nos desenhos e estudos das fotografias, na Fundição em meio ao barulho e as limalhas de metal, e em Duas Barras tomando uma cervejinha gelada pra comemorar o resultado.

          Se no Rio o Martinho é da Vila, em Duas Barras, depois da escultura, ele passou a ser também Martinho do Vale. Do Vale Encantado. Nome que ele mesmo cunhou para o belíssimo mirante da cidade.

           Esse é o link do vídeo da inauguração da peça:

           http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=16705

           Vou postar abaixo uma sequência de fotos que ilustram algumas das fases do trabalho. Espero que curtam.
O desenho final de como seria a escultura, aprovada pelo Martinho num almoço, comendo um bacalhau, onde ele mais gosta. Em Duas Barras.
 No atelier iniciando a modelagem, a argila começa a tomar forma, assessorado pelo meu filho João Victor.
A argila da cabeça da peca, em fase final de acabamento. Terminada esta fase de detalhamento, ela segue para a fundição para a modelagem do corpo todo. Nesta fase seguinte, o esqueleto articulado já está posicionado para receber a cobertura de argila.
Depois de coberto pela argila e com a cabeça colocada, a modelagem do corpo é o objetivo. Panejamento, proporções, movimento e anatomia são as maiores preocupações e foco. Como a argila tem um tempo de secagem, o trabalho deve fluir com ritmo e não deve durar mais de 15 dias. Caso contrário o ressecamento vai comprometer a continuidade e a qualidade da forma. Retirada a cera, que será perdida, a peça segue para a fundição no metal,, agora em partes.
Depois de fundida, a peça tem que ser toda soldade e montada. O acabamento é feito no metal com diversas ferramentas, que acerta os defeitos de fundição e as falhas naturais do metal. O acabamento fino no metal é realizado por mim com muito cuidado e atenção. Ele faz a aproximação maior da peca com seu modelo, e é decisivo, é o diferencial no meu trabalho. Em seguida a peça que está na cor natural, recebe a pátina, que acelera o processo de oxidação levando o metal a adquirir a cor que todos estão acostumados a ver.
Coordenando e comandando a instalação no Mirante de Duas Barras.
Martinho, Cléo, o Ministro Orlando Silva, o Prefeito Antonio Carlos, e eu no momento da inauguração.
Eu e a Secretária de Esporte e Lazer do Estado do Rio de janeiro Márcia Lins, que coordenou a viabilização do projeto.
Martinho com Martinho. Se pra ele foi uma sensação indescritível reconhecer detalhes pessoais na peça, pra mim foi uma emoção toda especial.

21 comentários:

  1. Parabéns, Ique! O Martinho ficou muito bem representado!

    E de cara no seu blogue me chamou a atenção o novo fundo. Mais agradável. Gostei.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Daniel,
    Forte abraço
    Ique

    ResponderExcluir
  3. Caraca, você nos emociona com tanta graça nas suas criações. E sei que para sair perfeito assim você foi no "é devagar, é devagar é devagar, devagarinho...".

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Cara que legal este agito cultural!
    Agora temos mais um motivo além do passeio, que é o de apreciar suas belas esculturas.
    Parabéns, o trabalho ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Ique, eu sou seu fã, vc consseguiu mostra todo o jeitão do Martinho.Que Deus te abençoe sempre!!

    www.caricaturasdomeskyta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Guará,
    Não foi tão "devagar...devagarinho" assim. Tive pouco tempo pra realizar a obra, mas minha determinação era grande. Eu tinha a obrigação de fazer algo muito especial.
    Acho que consegui.
    Abs
    Ique

    ResponderExcluir
  7. OI Gecelmo,
    É verdade, a cidade passou a ter mais um ponto turístico. E como está muito real, vai acabar levando bastante gente pra vê-lo.
    Abs
    Ique

    ResponderExcluir
  8. Show-man,
    Como procuro fazer em meus desenhos, acabei conseguindo colocar o jeitão, na verdade, a alma do Martinho na peça de metal, e isso faz muita diferença mesmo.
    Obrigado pelo carinho
    Abs.
    Ique

    ResponderExcluir
  9. Oi,Ique!
    Ficou maravilhosa a cariscultura do Martinho.
    Pena não ter sabido da data de inauguração. Moro pertinho de lá, em Cordeiro. Queria ter ido para te dar um forte abraço!!
    Você é um mestre muito especial na minha história!
    Um grande abraço e sucesso sempre!

    MAURO MIRANDA
    blogdomauromiranda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Mauro,
    Obrigado pelo carinho sempre.
    Não sabia realmente que você morava tão perto. Dê um pulo lá. Você vai gostar da peça.
    Forte abraço
    Ique

    ResponderExcluir
  11. Olá Ique, já admirava seus desenhos, mas esta fase de esculturas me impressionaram bastante!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Ique,

    Você é um orgulho para nós, brasileiros! Muito obrigada por você existir, tão talentoso! Eu salivo para ter uma charge sua... Abraço forte! ;)

    ResponderExcluir
  13. parabéns seu trabalho é maravilhoso curti de bem longe esta escultura de martinho da vila.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Grande Ique!!!
    Salve o palmeiras!!! Olha o que andam fazendo com o coitado do Marcão!!!
    http://br.esportes.yahoo.com/blogs/redacao/busto-s%C3%A3o-marcos-vira-piada-na-rede-211934540.html
    Um grade braço!!!

    ResponderExcluir
  15. Fantastico amigo sua página , quanto tempo não nos vemos não é mesmo ? a muito sai de Conservatoria um abraço estou no facebook.

    ResponderExcluir
  16. uma bela obra de arte para duas barras parabens ique

    ResponderExcluir
  17. Olá , teria um telefone para contato ?! Gostaria que fizesse um buço pra mim do Freddie Mercury ... ou uma estátua miniatura , agradeço desde já .

    ResponderExcluir