quinta-feira, 19 de julho de 2012

"Cariscultura" Renato Russo em bronze!

Gostaria de convidar a todos para a inauguração da minha "Cariscultura" do Renato Russo. Mais uma peça em bronze que é marcada pelo meu traço e meu estilo de interpretar fisionomicamente meus personagens, adquiridos em mais de 30 anos de caricaturas, retratos, pinturas, na imprensa brasileira. 

Com o Renato Russo o trabalho foi particularmente mais difícil por conta do pouco registro fotográfico com qualidade técnica e resolução disponíveis, que me fornecessem informações anatômicas relevantes. Pro desafio ser ainda maior eu me permiti ousar um pouco mais não fazendo um retrato convencional. Depois de muito estudo das imagens e vídeos que tinha comigo, decidi que faria a fisionomia do astro pop enquanto interpretava suas canções. Que era o momento onde ele mostrava toda sua força, seu carisma e sua arte completamente.

A escultura é, portanto, o registro dos traços, da emoção, do artista e gênio que era Renato Russo.  

Estou muito feliz com o resultado. 
Espero todos na inauguração!
Momentos iniciais da modelagem da cabeça da escultura 
O segredo de uma modelagem detalhada e estudada, que determina a qualidade artística final de sua obra, está aqui revelada: Os assistentes são incríveis e sem eles nada disso teria a menor graça. 
Retoques e detalhes no bronze ainda desmontado.
Para içar a peça e soldar a base de fixação no solo, tive que colocar esse "cachecol" improvisado pra que a corrente não arranhasse a pátina da peça. E sem querer produzi uma cena de alguns shows: Ele gostava de cantar com esse adereço. 
A peça de corpo inteiro em tamanho natural com seu movimento de palco.

17 comentários:

  1. Simplesmente SENSACIONAL!!!!

    É muito provável que eu compareça, estarei na Ilha nesse dia (sábado de manhã). Quero ver essa obra de perto!!! Sou fã do Renato e do carisculturista!! Grande abraço!!

    André Guedes

    ResponderExcluir
  2. vc tb merece uma estátua, putz ficou f%$#@ pra ca%$#2 ....kkk
    Acompanho sempre o seu trabalho e agora q tenho um amigo do rio trampando comigo vou agendar uma visita pra ver essa obra de arte.
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Reynaldo,
      Não deixe de ver de perto a escultura.
      Obrigado
      Forte abraço
      Ique

      Excluir
  3. Olá,

    Estive na inauguração e é impressionante o realismo e a energia contida neste trabalho, senti a força que o Renato tinha no palco. Parabéns mais uma vez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter estado lá prestigiando o evento Luis. Energia e emoção são fundamentais em qualquer obra de arte. É assim que o artista se expressa, e no caso do Renato eu ainda contei com a ajuda da energia dele.
      Forte abraço
      Ique

      Excluir
  4. Sem palavras...Também estive na inauguração hoje (21/07/12) pela manhã e fiquei impressionada com o trabalho maravilhoso do Ique. Tocou-me profundamente também, a reação emocionada da família (D. Carmem, em particular) e de algumas pessoas que lá estiveram.
    Parabéns Ique, pela sensibilidade expressada através de suas mãos!!
    Parabéns pra nós (insulanos), pelo privilégio de poder receber esse caro e inesquecível presente! "Força sempre!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu também fiquei surpreso com a emoção de toda a família. Eles foram tocados profundamente. Era como se o Renato estivesse ali, na frente deles. Eu me sinto presenteado também por ter tido a oportunidade de trazer à matéria novamente a força de Renato Russo, através de meu traço de minhas mãos.
      Forte abraço
      Ique

      Excluir
  5. Ique, parabéns! Ainda não tive a oportunidade de presenciar a obra, mas pelas fotos dá pra perceber o belíssimo trabalho! Com certeza será mais um lugar de visitação aos que forem ao Rio de Janeiro.

    Um grande abraço,
    Amanda Mendonça - Representante Filhos da Revolução

    Parabéns também em nome do Fã Clube Filhos da Revolução.
    www.filhosdarevolucao.com.br
    Presidente do Fã Clube: Léa Barros

    ResponderExcluir
  6. Sou moradora da Ilha e passo quase todos os dias pela escultura do grande Renato Russo, um orgulho para o nosso bairro. Já tinha reparado no preciosismo da caracterização, na força e emoção do artista impressas na obra, mas só hoje soube que é de autoria do Ique e isso por ter visto o programa da Fátima Bernardes e ter visto semelhante traço na escultura do Martinho da Vila. Parabéns, Ique! Parabéns também à família do Renato Russo pelo ser humano corajoso e sensível que ele sempre foi!

    ResponderExcluir
  7. Quando crescer quero ser assim, como você ;-)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Cara, você é ninja! Hehehehe! Coitados dos meus desenhos...
    http://wervesonjaques.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Uma sensível e merecida homenagem de um poeta a outro. É sempre um prazer desfrutar da beleza da poesia em formas materiais. Meus parabéns pela obra-prima. S.

    ResponderExcluir
  10. Faça seu Blog Mais Atrativo com o Aplicativo Leis e Códigos

    Ola Amigo estou li convidando para conhecer
    o Aplicativo com os linkis das Leis e códigos da federação Brasileira
    Tipo: Liberdade de Imprensa ,Estatuto da Criança e do Adolescente, Código de Transito Brasileiro entre outros

    Link do Aplicativo: http://www.portallasic.com.br/2013/03/leis-e-codigos.html

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo trabalho, sou super fã há decadas.... infelismente não conheci ainda,moro em campinas Sp. Mas não vai faltar oportunidade.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo trabalho, sou super fã há decadas.... infelismente não conheci ainda,moro em campinas Sp. Mas não vai faltar oportunidade.

    ResponderExcluir