terça-feira, 14 de maio de 2013

Cerceamento da liberdade de expressão artística e ideológica no FACEBOOK

Atendendo a pedidos, estou republicando aqui no meu blog o polêmico trabalho que gerou esse ato lamentável de censura.

O facebook puniu com 30 dias de bloqueio o prof. Luiz Mott, da UFBa, curador da exposição FORA FELICIANO: CARICATURAS E CARTOONS CONTRA A HOMOFOBIA, por ter compartilhado esta minha charge acima. 

Levando-se em conta que essa mesma obra, que faz parte da referida exposição de cartuns, circulou livremente pelo próprio facebook em incontáveis compartilhamentos, tenha sido a real razão para a a tal punição porque não faz nenhum sentido um único discriminado ter sido escolhido.

Será que é pura coincidência essa mostra, que faz parte da Programação oficial da Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Cidadania do Governo da Bahia nas atividades do MÊS DA DIVERSIDADE, estar sendo exibida na Sede do Grupo Gay da Bahia?

É injusta, abusiva, discriminatória e odiosa essa censura, que repete o autoritarismo dos tempos de ditadura, e pune quem simplesmente compartilhou a referida caricatura, como milhares de outros usuários da página de relacionamentos. 

É premente que seja imediatamente suspenso esse abusivo cerceamento da liberdade de expressão artística e ideológica, e que ele não se repita.

Ou será que depois dessa minha republicação o FACEBOOK vai me punir também estendendo essa atrocidade a todos os compartilhamentos que a obra teve, e ainda terá?

Quem viver verá.

Viva a democracia!


5 comentários:

  1. Seios são considerados impróprios pelo Facebook - que automaticamente, via software, remove as imagens. Essa política, ainda que questionável, é direito do FB: não se proíbe a imagem, apenas não se permite ela por aqui.
    Essa política automatizada já rendeu ridículos, como dá pra ver abaixo...

    http://www.smh.com.au/technology/technology-news/facebook-mistakes-elbow-for-breast-20121129-2ah88.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo,
      Essa resposta automatizada é conveniente e burra. Isso não funciona e só gritando alto pra que eles revejam essa decisão.
      Abs
      Ique

      Excluir
  2. Engraçado.. 'seios são proibidos", e as imagens que eu vejo na minha TL que já denunciei como imprópria, de mulher virada no avesso o FB me respondeu que não foge das regras... Que coisa não!!!
    Conversinha pra boi dormir, essa gente tá mandando e desmandando no país!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Trata-se apenas de um programa que detecta as formas da nudez (sem intelecto, ou capacidade de julgar ou ser injusto)
    ...Ele é válido p/ proteger as crianças de cenas que podem mexer c/ a cabeça delas antes da hora... e que, por falta de orientação adequada, podem vir a se tornar vitimas em potencial dos pedófilos... mas... quem se importa c/ as crianças?

    ResponderExcluir