quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

João Saldanha em bronze!

Ps.: A peça ainda na cor natural do bronze nesta fase, recebeu em seguida, tratamento e pátina para chegar na cor envelhecida de uma peça finalizada.

Nestas imagens, estou retocando , remodelando o bronze da escultura do Jornalista e comentarista João Saldanha. O maior prazer deste trabalho foi poder modelar e fundir a escultura deste meu ídolo da juventude, que também foi meu colega de redação do Jornal do Brasil, na saudosa Av. Brasil 500, quando eu ainda era um menino de 20 e poucos anos. Era um homem muito rigoroso, que sempre exigiu a verdade em qualquer situação.

Num projeto maravilhoso e audacioso do Jornalista e escritor André Iki Siqueira, pude em tempo recorde, colocar meu traço, minha visão, minha arte numa homenagem mais do que justa ao mestre João Saldanha.

A escultura do grande João Saldanha está instalada, aguardando a inauguração no dia 21 de dezembro de 2009.

Em breve divulgarei as imagens de todo o processo de criação, modelagem e fundição do estudo reduzido e da escultura em tamanho natural que se encontra no Maracanã, no Rio de janeiro.

11 comentários:

  1. Ique, prazer em conhecer seu blog.
    Apesar de vascaíno, também fui e sou um grande admirador do grande jornalista e desportista João Saldanha. Por isso é com bastante alegria que recebo a notícia da inauguração da estátua do João no Maracanã, dia 21. Espero estar lá com a minha "digitalzinha"...
    Sobre o João, no meu modesto blog contei o modo pitoresco de como consegui um autógrafo quando ele ainda era do JB. Se tiver paciência, vale a penar dar uma olhada...
    Meus parabéns, valeu.
    Um grande abraço. Feliz Natal para você e familiares.
    Adelino
    http://maisoumenosnostalgia.blogspot.com/2007/07/autgrafo-do-joo.html#comments

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ique... um belíssimo trabalho para um ícone do jornalismo e do desporto nacional.
    O Saldanha era um cara muitas vezes incompreendido, pois como vc colocou era muito rigoroso e verdadeiro... não foi ele quis cortar o Pelé da copa de 70? Cabra macho... é isso aí!
    Merecida homenagem.

    ResponderExcluir
  3. Dois grandes da imprensa nacional juntos na mesma escultura: o genial João Saldanha e o não menos genial escultor. Sigo vc no twitter e adorei o Blique. Vou voltar! Abs!

    ResponderExcluir
  4. OI Adelino,
    Obrigado pelo carinho. Espero que possa mesmo ir lá na inauguração do João.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Kleber,
    O João merecia uma homenagem de alto nível, e eu me dediquei a essa "cariscultura" integralmente. Não foi fácil, principalemnte pelo pouco tempo que tive, mas acho que o resultdo está emocionante.
    Um abraço
    Ique

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Selma!
    Foi a realização de um sonho estar junto com o Saldanha neste trabalho, que agora ficará eternizado no Maracanã. Sinto-me honrado e premiado com essa oportunidade.
    Apareça sempre!
    Bjs
    Ique

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Mateus,
    Nesta etapa da escultura, ela ainda não está tão bonita, pela cor natural do bronze e pelos detalhes que ainda faltavam. Depois de finalizada ela está realmente muito bonita.
    Abs.
    Ique

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela obra e pela iniciativa! É um presentaço para todos nós!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ique além de termos a mesma paixão pelo Botafogo também tenho o João como meu ídolo
    E´uma satisfação em saber que voce será o responsável por essa homenagem ao Grande João Saldanha!
    "Vida que segue!"

    ResponderExcluir