quinta-feira, 15 de maio de 2014

Felipão e Felipão 2014

Na semana passada, recebi uma encomenda para um trabalho muito especial. Um presente que seria dado ao Felipão, técnico da Seleção Brasileira nessa copa.

Fiquei muito feliz pelo convite feito por um grande amigo pra realizar esse trabalho.
Sugeri então pintar uma tela (comissioned paint) de 80x80 cm. Uma caricatura, uma charge pintada em tinta acrílica. Uma jóia única, lapidada exclusivamente para ele.

Como sempre o prazo era curto, e tive que recorrer a uma assistente muito especial pra me ajudar a acelerar a execução do trabalho, além de melhorar sensivelmente a qualidade técnica (rsrsr!).

Entrou em ação a Maria, minha caçula, que acabou de completar 3 anos. Ela não pode me ver pegando qualquer material pra trabalhar que larga o que tiver fazendo, qualquer brinquedo, pra oferecer ajuda e participar intensamente.
Pra que eu conseguisse dar sequência ao trabalho, como sempre, preparo um "set" especialmente para ela: uma outra tela, com pincéis e tintas. Ao incluí-la, ela se sente muito segura e faz sua própria pintura, junto comigo. Uma companhia imprescindível nessas horas.

Essa vivência, essa experiência, é incrível, e não tem preço. Não existem palavras pra descrever a energia que os filhos e a família transmitem.

Abaixo o resultado final do trabalho junto com o modelo. Em seguida as fotos de todo o making off.

O homenageado e a homenagem, entregue a ele no dia da convocação da Seleção Brasileira para a Copa 2014.

MAKING OFF


Começávamos então a "queimar" a tela.

Com muita concentração ela cobria cada "blanquinho" que encontrava.

E misturava as cores, pedindo alguma variação.

O problema da tela muito grande é a altura da artista! Eu ajudei na parte superior! Rs!

Mais satisfeita com a mistura de verde e amarelo, cobrava atenção no trabalho.

Os primeiros traços a lápis carvão pra orientar a entrada das cores.

A base, em tinta sépia elimina o carvão e abre os espaços para a pintura.

Sempre dando uma opinião, ela vinha buscar as tintas pra que pudesse pintar sua tela, colocada bem ao meu lado direito.  

As primeiras cores do tom de pele e da anatomia da face do Felipão.
E a caricatura começava a tomar forma.


Pra ganhar volume, a luz começa a ser colocada nas cores.

Começando o acabamento, dando equilíbrio entre luz e sombra.

Depois da afinação, do detalhamento, o trabalho está praticamente concluído.

Nos últimos retoques, minha "instrutora" observa se os fios brancos do bigode estavam sendo colocados no lugar certo.

6 comentários:

  1. Essa menina tá seguindo os passos do pai. Vai longe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo Jorge Odilar. Ela é uma coisa muito especial, tem uma facilidade incrível com os materiais e as situações que parecem ser de quem já viveu isso. Tomara que ela se dê bem, mas vai sofer muito como qualquer artista. A vida nunca é fácil. Um forte abraço.

      Excluir
  2. PARABÉNS, meu amigo. Ficou divino! E a sua filha vai guardar esse momento pra sempre, na sua memória! Afinal ela ajudou no trabalho. Se não fosse ela...
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo Nei Lima. A companhia e a energia dela o tempo todo fez a maior diferença. Quero que ela leve isso pra vida futura. Ela é mito sensível e vai saber curtir isso no momento oportuno. Um forte abraço.

      Excluir
  3. Assim fica fácil, com essa ajudante.....rs

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ique!!

    Cara, eu tenho atuado e venho tentando sobreviver como ilustrador freelance.
    Está é a primeira vez que escrevo para você, mas me lembro muito bem que colecionava as suas caricaturas que saiam no jornais e revistas.
    Tenho um livro seu "100 vezes Ique no Estadão" que ganhei de um primo e guardo com muito carinho.
    Por coincidência encontrei o seu blog e estou maravilhado com os seus trabalhos atuais, entre pinturas convencionais e esculturas e estátuas.
    O seu trabalho atingiu um grande patamar e é realmente de encher os olhos. Com certeza irei acompanhá-lo e admirar o seu trabalho agora e sempre.

    Obrigado e parabéns!

    atenciosamente,

    Daniel

    http://www.studiodomingos.com

    ResponderExcluir