terça-feira, 24 de março de 2009

Guerra civil.

A charge acima parece ter sido feita em cima do assunto mais quente do noticiário de hoje, mas é um assunto velho e batido. Ela foi publicada no JB (http://www.jbonline.com.br/) em 30 de agosto de 2006.

Estou trazendo ela de volta porque Copacabana virou um inferno, com tanto tiro, hoje a noite. Eu estava passando por lá e vivi momentos de pânico. Houve engarrafamento de rabecão. A sensação é de que a Zona Sul carioca está perto do fim, cercada de favelas que crescem na mesma velocidade em que se reproduzem pelos bueiros dos bairros, os ratos, os policiais e os políticos corruptos.

O problema da Zona sul carioca não é a quantidade de favelas, é a quantidade de bandidos no asfalto faturando alto com o tráfico no morro. Bandidos oficiais e covardes, que se escondem atrás da farda e do voto, sem o risco da frente de batalha e amealhando a maior parte do lucro com a venda de drogas e armas.

O problema crônico do nosso país é o povo cordato e inerte. Mas só até que uma bala perdida atinja um dos seus. Quando é que vamos acordar de verdade e nos darmos conta que estamos numa democracia?

7 comentários:

  1. "A sensação é de que a Zona Sul carioca está perto do fim"... babilonia? apocalipse? 2012? otimo post...

    ResponderExcluir
  2. Vivemos em uma sociedade do "cada um por si". Enquanto não é um membro da famíla da pessoa que é arrastada pela rua, baleada por um policial destreinado ou atingida por uma bala perdida o que acontece é só mais um dado estatístico. Quem não tem segurança ou carro blindado que se segure nesta montanha, digo, roleta russa.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Bia,
    Mas essa realidade é assutadora. Nós que vivemos no meio desse fogo cruzado, não temos outra coisa a fazer que não seja ir para as ruas exercitando a cidadania e pressionando o poder público.
    Se continuar assim, em brave toda a Zona sul carioca estará inviável para morar.
    Bjs
    Ique

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo. Nós temos que fazer alguma coisa enquanto ainda existe uma esperança.

    ResponderExcluir
  5. O Gute dizia que o melhor lugar do RJ é a Via Dutra de volta p/ Itatiaia. Q horror, voces estão vivendo!!!

    ResponderExcluir
  6. É "seu" Anônimo, O Gute sabia das coisas. E o aterrorizante é que sabemos que pode e vai piorar.

    ResponderExcluir
  7. Não sou carioca, vivo muito longe do Rio, em Campo Grande-MS, mas essa situação calamitosa que vive a cidade maravilhosa, que acompanho diariamente nos noticiários, muito me preocupa, pois, sendo o Rio de Janeiro uma das cidades mais importantes do país, está servindo de "escola do crime".Pior que não vejo solução para o problema, aliás, o problema será resolvido quando a corrupção ser extirpada do cerne do poder...ou seja, NUNCA!!!

    ResponderExcluir