domingo, 19 de julho de 2009

A batalha de Pirajá continua!

Fiquei emocionado num primeiro momento: Meu Corneteiro de bronze no alto, e a direita, na primeira página de O Globo. O espaço mais nobre de um veículo tão importante, que pode te levar aos céus. Ou ao inferno como foi a intenção da chamada para a matéria do Segundo Caderno.

Um desavisado que a lê pode até achar que é uma preocupação justa de meia duzia de "artistas" com o mobiliário urbano da cidade. Na totalidade da matéria vê-se claramente que é um retorno a carga, dessa pseudo-comissão, contra a minha peça e a mim especificamente, já que a Mazeredo eles conseguiram eliminar. Causou estranheza a repórter permitir o ataque unilateral sem sequer me ouvir.

Em primeiro lugar, por se tratar de uma atribuição que vai cuidar dos interesses coletivos da cidade, essa comissão não deveria ser eleita pela população como se faz com os governantes? Quem os elegeu, e os legitimou? No caso dessa tendenciosa comissão que reivindica o direito de julgar e classificar todos ao seu gosto e critério, foi nomeação. E a nomeação, ao que tudo indica, foi feita na calada da noite pela oposição ao então prefeito César Maia. Estamos falando de arte ou política?

Acho justo e louvável que se tenham sim critérios definidos para que uma peça vá para a rua, mas, qualquer que seja a comissão ela jamais poderá julgar e deteminar o que é arte ou não é. Eles, da onipotente comissão não são artistas também? O trabalho que eles realizam agrada a todos, ou é polêmico como toda a arte deve ser?

Já tentaram tirar o corneteiro uma vez e não conseguiram, como fazem questão de reforçar na matéria. Agora retornam para mais uma caça as bruxas como se fazia nos tempos da ditadura. E sem direito de defesa como manda a receita do totalitarismo. Para os amigos do rei tudo! Pro resto dos mortais, o rigor da lei. Lei obviamente criada por eles mesmos. E o que me espanta mais é que essa comissão é composta por "artistas", como eu. Que, provavelmente, já sentiram na pele os horrores da repressão e do preconceito do autoritarismo, mas ao terem o mínimo de poder nas mãos, não hesitaram em me mandar pro paredão de fuzilamento. Execração pública. Assustador.

A licença poética, a estética, a liberdade de expressão ficam aonde no julgamento desses "críticos" que se colocam acima do bem e do mal? Qual é o "critério artístico" invocado por esse tal de Magalhães? Arte é sentimento, é emoção, é conteúdo é interpretação. Tudo subjetivo. Quem é o Deus capaz de julgar isso, e atirar a primeira pedra? Deus não, desculpem, Deuses: Os Deuses da comissão. Só eles. Se a arte não fosse subjetiva e pudesse agradar de maneira diferente a todas as pessoas, como é que sobreviveriam ou teriam admiradores, artistas "abstratos" como Zillio, Magalhães e Cocciarale, que são membros desta comissão?
Que força, que sentimento envenenado move tantos artistas "renomados" como eles? A serviço do que, e de quem, esses senhores se expõem para a opinião pública de maneira tão perigosa, atacando covardemente meu trabalho, minha obra, minha forma de expressão como artista que sou? Eles são professores, curadores, mestres. Perdem a credibilidade sendo tão preconceituosos e violentos contra a própria arte que os sustenta. E o pior, é que eles não conseguem reconhecer naquele trabalho, a obra de arte sofisticada que é. Se eu fosse aluno deles teria medo de suas opiniões e de suas orientações.

Ao contrário do que tentam pregar como verdade absoluta, o corneteiro tem critério sim. Tem embasamento estético, gráfico, e embasamento histórico. Conta de maneira irreverente, como acontecido, a história de um corneteiro herói. Foi trabalho de uma pesquisa profunda da história do Brasil, do bairro de Ipanema e das personalidades que deram seus nomes as ruas, como Visconde de Pirajá, Garcia DÁvila, Maria Quitéria entre outros.

A verdade não é como está afirmado pelo Magalhães na matéria: "Chega o prefeito e põe a escultura de um caricaturista só porque acha engraçado". Ele sentenciou também que "a ocupação do espaço é aleatória, não tem preocupação com a qualidade e, em vez de contribuir deseduca". Fica muito feio pra esse grupo que se coloca como uma "comissão de artistas" cultos, informados e conhecedores profundos de tudo que diga respeito a arte, tentar desqualificar minha obra desta maneira, de forma truculenta, deselegante e ignorante.

Por acaso, a escultura do Corneteiro educa sim. Faz uma re-leitura de nossa bem humorada história, e, ao contrário desse grupo, sinto muito orgulho e alegria em passar naquela esquina e ver meu trabalho a serviço da arte e da cultura de meu país, e da cidade que escolhi pra viver. Tenho certeza que os moradores do bairro já consideram o corneteiro parte de seu patrimônio histórico, e o defenderão com unhas e dentes, caso necessário. Reeditaremos a "Batalha de Pirajá".

Talvez esses rançosos "artistas" da comissão achem que um abstrato, ou uma instalação criadas por eles mesmos, com alguns tijolos e arames retorcidos é mais arte do que o meu figurativo! Me parece que pra esse grupinho, figurativo não é arte, e abstrato é só a arte que eles mesmos produzem. Acho que eles esqueceram que Pablo Picasso, antes de tudo, era um mestre do figurativo com uma técnica, com um conhecimento das cores e das formas apuradíssimos. Mas se precisarem, meu filho de sete anos faz instalações incríveis na sala de casa. E não julga as instalações do coleguinha ao lado.

Na verdade esses fiscais da criatividade não se deram nem ao trabalho de analisar a peça, que tecnicamento é muito rica, tem conceito, movimento, profundidade, vida. Sou caricaturista sim, e um cartunista premiado e respeitado pelos meus 30 anos de janela. Com reconhecimento internacional. Por tudo que produzo, sou um artista plástico e escultor também. Quer queiram ou não.
Os senhores deveriam se envergonhar, pois me devem o mínimo de respeito.

Abaixo alguns momentos da criação e da convivência com minha obra.

A modelagem em argilda do estudo reduzido da peça, para aprovação da prefeitura e para servir de modelo visual para a confecção da peça em tamanho natural. Qualquer escultura tecnicamente bem fundamentada, tem seu desenvolvimento estudado em forma reduzida. Ela também vira uma peça de bronze para que a textura do material e a pátina também sejam simuladas antes de se aplicar na que vai definitivamente para a rua.


O estudo em bronze, patinado. Já se sabia nesse momento como seria o corneteiro.

Na fundição, o corneteiro Luiz Lopes sendo modelado na argila, tendo como base de referência o estudo reduzido, já em cera, a direita na foto.
Eu e minha escultura interagindo em Ipanema. Filho querido em bronze, obra importante não só para a história do Brasil, mas também para a história dos personagensa que fizeram o bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Registro histórico da irreverência de nosso povo.
Anualmente, sempre no início do mês de dezembro, as minhas expensas, faço a manutenção da peça em Ipanema preparando-a para as festividades de fim de ano. Devido a maresia, intempéries e sujeira levantada pelo trânsito frenético na Visconde de Pirajá, o bronze fica fosco, sem o brilho e sem a proteção que a peça merece.

Este trabalho, esta faxina, consome sempre no mínimo dois dias de trabalhos intensos, onde eu posso retribuir o caso de amor que tenho com cidade do Rio de Janeiro e com o Corneteiro Luiz Lopes.

64 comentários:

  1. Sou carioca e acho o seu - ou o nosso - corneteiro lindo como tudo que o cartunista e escultor faz. Parabéns pelo trabalho que realiza em várias searas.

    ResponderExcluir
  2. I que, o que sinto nessa historia é um profundo preconceito contra um grafista que nao faça parte da casta (palavra agora na moda) dos artistas "conceituados".

    Querem garantir para si a ocupação dos espaços publicos.

    Estarei comentando a respeito nos meus espaços publicos (blog, Facebook, Twitter) onde alem de opinar linkarei para a materia e para o seu post
    (o qual, aliás, deveria constar da materia do Globo).

    Que jornalismo é esse que nao ouve o outro lado?

    ResponderExcluir
  3. This is fantastic Ique, beautiful work !!!

    ResponderExcluir
  4. Lorena
    É o nosso corneteiro. Obrigado pela sua manifestação e pelo carinho. O corneteiro é de Ipanema, do Rio de Janeiro.
    bjs
    Ique

    ResponderExcluir
  5. Verdade Ricky,
    Só eles são artistas e tem o direito de ocupar todos os espaços.
    Esse é o jornalismo moderno, que não se sente sem ética ao ouvir e divulgar somente um lado da história.
    Obrigado pelos links que fará e pelo comentário.
    Forte abraço
    Ique

    ResponderExcluir
  6. Que fantástica a peça. Adorei isto. Certa vez encheram o Rio de Janeiro de vacas e todo mundo achou o máximo!!! Por que não deixar o corneteiro ficar? Força. Cuida do seu trabalho e denuncia. Abraço. Silvia (silvianasci)

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Silvia,
    Eles não tem representatividade nem bagagem pra conseguir arrancar minha peça de lá. Na verdade é mais uma maneira de tentar me desmoralizar perante a opinião pública, já que não me deram chance de defesa, direito de resposta. Mas nada disso altera meu caminho, minha arte.
    Obrigado
    Beijo
    Ique

    ResponderExcluir
  8. Tamo junto Ique. O corneteiro é a cara do Rio.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Sergio! Abaixo o patrulhamento desses rançosos.
    Abs
    Ique

    ResponderExcluir
  10. A meu ver o Corneteiro de Pirajá tornou-se um referência na cidade, assim como a bela obra de Otto Dumovich. Artistas não acadêmicos, notórios caricaturistas, ilustradores e desenhistas de histórias em quadrinhos que enveredam para outras manifestações são sempre vistos com certa dose de preconceito por parte desses "mestres" Não devemos esquecer que uma das mais significativas esculturas que temos na cidade é O Pequeno Jornaleiro, obra do caricaturista Fritz.

    ResponderExcluir
  11. Sou de São Paulo, não li o Globo desse domingo (19/07) e não tenho muita idéia da polêmica que uma escultura tão simpática possa causar. Só posso dizer que adorei o corneteiro. Deveria haver mais desse tipo de escultura tanto no Rio quanto em São Paulo. É um verdadeiro monumento que "desceu do salto alto". É informal e acessível aos olhares dos transeuntes, coisa que a maioria dos monumentos não é, colocados detrás de cercas ou em cima de pedestais.

    abraços,
    Maurício

    ResponderExcluir
  12. That is brilliant work and the ability to transfer your images to sculpture is something special. Congratulations

    ResponderExcluir
  13. O corneteiro é adorável. Sempre me provoca um sorriso quando passo por ali. Não sabia que era uma peça sua. Parabéns!
    Essa gente é muito mal humorada.

    ResponderExcluir
  14. O seu corneteiro e as obras do Dumovich são de grande qualidade técnica e artistica e ainda tem o merito de lembrar com humor personagens da nossa historia .
    A matéria foi totalmente parcial .
    Temo pela qualidade e diversividade das esculturas que venham a sofrer curadoria de " criticos de arte " . O único ponto que concordo com eles é sobre o horrendo cabeção de granito branco que assombra o Catete.

    ResponderExcluir
  15. O mais chocante nisso tudo é a reportagem não ter ouvido o outro lado. Falam em nome de uma qualidade artística pretensamente inquestionável. Você está certíssimo. E se eles pretendem levantar um abaixo-assinado, sugiro que faça o mesmo. Um abraço e boa sorte!
    Vitor Santos.

    P.S: Vou relacionar seu blog lá nos meus links de recomendados. Se quiser fazer uma visita, seja bem-vindo. O assunto é um pouco mais ameno...rs!
    http://euprefiromelao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Zé,
    Bem lembrada a peça de outro cartunista na cidade. O pequeno jornaleiro. Eu sou acadêmico, apesar de artista gráfico também. O que eles não admitem é que alguém possa realizar algo que eles não são capazes. Aí o jeito é fazer o bloqueio político alegando a técnica. Mas na matéria eles não se atreveram a levantar alguma coisa nesse sentido. Não exite argumento contra a arte bem fndamentada.
    Abs
    ique

    ResponderExcluir
  17. Thank you Tel,
    Working on 3D materials as mug, was the best way to increase my drawing skils with ligths shadows, proof, etc. Since the begining of my career, the sculpture was there on backstage helping me understand a little better how to draw.
    Best
    Ique

    ResponderExcluir
  18. Teresa,
    Obrigado pelo carinho. Essa gente não é mal humorada, é invejosa, maldosa, bandida. Se você se destacar um pouquinho eles trtatam de te eliminar, te esmagar impeidosamente. Como eu já estou acostumado aos movimentos dessa gente, essa marolinha também vai pasar e eu estarei ainda mais fortalecido.
    Beijos
    Ique

    ResponderExcluir
  19. Ana Pinta,
    A parcialidade da matéria é visível, mas sabemos muito bem as razões. Eles não querem debater qualidade técnica, querem é desestabilizar somente, para o trator maior passar por cima em seguida. Eles nunca conseguiram isso, não vai ser desta vez.
    Abs
    Ique

    ResponderExcluir
  20. Oi Vitor,
    Estou lá seguindo seu Blog. Obrigado pela sugestão. Vou botar um abaixo-assinado na rua também.
    Abs
    Ique

    ResponderExcluir
  21. Ique,

    a matéria foi uma covardia.

    O corneteiro é parte integrante de Ipanema e do Rio. Não consigo imaginar Ipanema sem ele!

    Parabéns a você pelo conjunto de sua obra.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Obrigado Gusta.
    Uma covardia inominável. Fico muito feliz em ver o corneteiro despertando manifestações tão verdadeiras. Obrigado pelo carinho.
    Abs
    Ique

    ResponderExcluir
  23. É impressionante!
    Num país e especialmente numa cidade onde existem tantos problemas sérios a serem resolvidos, onde em cada esquina encontramos pessoas pedindo socorro, atenção do poder público, este mesmo poder público se volta contra obras de arte, como o Corneteiro.
    Estamos com você nessa torcendo para que esse episódio tenha um desfecho justo.
    Grande abraço.
    Parabéns por esse trabalho maravilhoso!

    Mauro

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo seu trabalho!

    Esta causa é nossa! Conte comigo!
    Vai ter abaixo-assinado? Me informe onde vai estar, convidarei todos os meus amigos a contribuirem para preservação da história do Rio.

    Abs,
    FeeBrasil

    ResponderExcluir
  25. Não sabia que o conrneteiro era seu, passo toda semana aí e acho o máximo, quanto a "matéria"(que eu não li) eu nem vou comentar, pois como todos os outros acima eu tô cuntigo, como todo mundo já disse - e é muito notório - o corneteiro é arte, estou feliz por sentir que isso não está o desestimulando.
    Seja firme e continue tranquilo, se eles não acham que o corneteiro é arte, não liga, eu e todo o resto de seres pensantes do mundo achamos e afirmamos que é.

    ResponderExcluir
  26. AA tenho um blog de caricaturas e seria uma honra se um ARTISTA como vc o visse

    ResponderExcluir
  27. É um absurdo isso! O corneteiro de Ipanema conta a nossa história, a história do Brasil!!!
    Ique, criei o abaixo assinado contra esse ABSURDO!

    GOSTARIA MUITO DA AJUDA DE VCS TODOS QUE FREQUENTAM O BLOG NA DIVULGAÇÃO E POR FAVOR ASSINEM:

    http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4718

    Obrigada

    Irina Neves
    Moradora da Rua Visconde de Pirajá

    ResponderExcluir
  28. Salve Ique!
    Fiquei surpreso com o fato relatado. É como se essas pessoas realmente estivessem revestidas de uma toga. E as mesmas pessoas, de acordo com seus interesses e suas afinidades, teriam o poder de sancionar ou vetar as obras de artistas. O problema é quando, além da toga, esses "vitrinistas das artes" se imaginam Deuses e queiram que seus argumentos e suas opiniões sejam entendidas como "verdades absolutas". Posso estar equivocado - e sinceramente, espero que esteja -, mas infelizmente, tão questionável quanto a posição deles é a posição da jornalista, de um jornal que pode, dependendo de seus interesses, tornar um fato pertinente ou pertinente.
    Hoje, infelizmente, muitos "artistas" se valem de conceitos para formular seus "pré-conceitos". Com argumentos estapafúrdios de que a filosofia sobrepõe o trabalho propriamente dito, criam rótulos e, sem ao menos saber do desenvolvimento que o artista teve ali em seu atellier, determina àquilo que acha por bem decretar. E na maioria das vezes, desconsideram dias, semanas, meses e anos de desenvolvimento. Àquilo que você fez em um determinado tempo, o "sede sapientiae das artes" desfaz (ou tenta desfazer) em 10 segundos.
    Ique, avante sempre!
    Abraço grande
    Mattias

    ResponderExcluir
  29. Mattias,
    Que agradável surpresa de suas palavras. Não pelo que você pensa nem como se posiciona, mas pela firmeza, contundência e propriedade do que disse. Obrigado pela força, pelo apoio e pelo carinho.
    Sou seu fã.
    Abraço
    Ique

    ResponderExcluir
  30. Ique,
    que legal o teu corneteiro!
    Veja só, só fiquei sabendo dele por causa da polêmica, e do email coletivo do Zé Grauna.
    Eu tinha lido sobre essa história naquele livro do Viriato Correa ilustrado pelo Belmonte, que história. Tua solução dele empunhando como se fosse um rifle acrescenta, sintetiza, resume. parabéns, cara!
    Nada contra as obras em estilo clássico. Mas é muito comum que os monumentos sem personalidade fiquem invisíveis. Monumentos modernos e interativos como o seu e o Drummond quebram a monotonia.
    abração
    spacca

    ResponderExcluir
  31. Sapcca!!!!
    Que bom saber de vc! Obrigado pelo carinho. Essa turma tá me ajudando muito na divulgação da sacanagem comigo. O corneteiro é um trabalho especial e está sendo tratado por essa corja como se fosse nada. Inveja, prepotência e incompetência movem os frustrados de plantão.
    Obrigado pelo voto!
    Quando vier ao Rio me avise pra tomarmos um chope.
    Forte abraço
    Ique

    ResponderExcluir
  32. Mauro,
    Esses invejosos e incompetentes deveriam estar colocando suas artes, se é que existe alguma, a serviço da construção, da produção e da cultura. Não pensando em destruir o trabalho alheio.
    Também espero que isso tudo não passe de uma promoção maior para o corneteiro.
    Obrigado
    Ique

    ResponderExcluir
  33. Obrigado pelo aopio Felipi,
    Vou ao seu blog dar uma olha da e comento por lá.
    Abs
    Ique

    ResponderExcluir
  34. Fernandinha,
    O abaixo assinado digital está adisposição aqui no blog. Vote lá.
    Beijos
    Ique

    ResponderExcluir
  35. nem sabia que era seu, mas acho esse corneteiro muito louco!!!
    que audacia querer tirar ele de lá!
    depois só falta eles querem pintar os fradinhos grafitados!

    ResponderExcluir
  36. inveja, mal-humor e arrogancia é uma m*... claro que o corneteiro fica onde està.

    ResponderExcluir
  37. Íque,
    só a títul ode informação, o corneteiro era negro, o que não corresponde à sua - belíssima, diga-se de passagem - escultura.
    Mas parabéns pela iniciativa.
    E deveria ter uma no local, Em Pirajá - Salvador - NA Bahia
    Um abraço.
    Afonso

    ResponderExcluir
  38. Meu bom Ique, a falta de participação popular e a inexistência de critérios por parte do poder público faz com que a cada novo eleito as cores da cidade mudem. Que mal nosso corneteiro fez a eles? será um alarme falso na madrugada acordando-os do sono da inveja?ou seria somente fanfarronice do peralta? deixa o corneteiro brincar, gente!!!!!!

    ResponderExcluir
  39. A crítica à escultura do Corneteiro é uma manifestação preconceituosa e elitista. A obra é muito interessante e traz alegria para a Cidade do Rio de Janeiro. Os artistas que atacam a criação de Ique deveriam usar suas linguagens para outros fins e não desrespeitar, dessa forma, o chargista. Esse grupo de artistas que forma a tal comissão, reproduz um pensamento retrógrado onde só uma arte considerada hegemônica por uma suposta elite poderia ser respeitada. Caros "artistas de elite", estamos no séc XXI, aprendam com o chargista o que significa liberdade de expressão. O pior é que fui aluno de um deles... que decepção! Ique, Parabéns pelo seu trabalho. Por mim o corneteiro fica. O Rio de Janeiro precisa de outras estátuas criadas por você. Sugiro uma na esquina da minha rua. Um grande abraço.
    andre_brown@uol.com.br

    ResponderExcluir
  40. moro em ipanema e ADORO seu corneteiro.sempre que passo por ele eu paro para toca-lo. é assim....um pouco como se encontrasse um amigo bem humorado que me fizesse sorrir.é esse sentimento gostoso que o seu corneteiro desperta nas pessoas a razao da inveja e rancor deste grupo de fracassados.

    ResponderExcluir
  41. Uau, Ique! Não sabia que o Corneteiro era de autoria sua... Então receba meus parabéns, porque ADORO essa escultura e acho que foi uma sacada muito inteligente.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  42. Agora li toda a postagem. Não acredito que nesta nossa era de "instalações", vacas coloridas espalhadas pela cidade, disco voador pendurado em helicóptero e "arte abstrata sem sentido", ainda existam colegas que desrespeitam tanto os outros artistas dessa forma. Essa falta de união é ruim para todos nós, enfraquece nossas manifestações, além de ser de uma deselegância sem tamanho. Também foi muita falta de bom senso, por parte da autora da matéria, sequer mostrar o ponto de vista de um dos nossos melhores artistas. Infelizmente nossa cidade é um antro de profissionais incompetentes nas mais diversas áreas, no Jornalismo então, nem se fala. Às vezes tenho a impressão que são um monte de gente que sabe muito pouco de muita coisa. É só você entender bem o assunto de determinada matéria que nota o quanto são superficiais, principalmente em se tratando de Arte, essa palavra tão banalizada. Mas, sabe de uma coisa, Ique? Uma vez ouvi alguém dizer que receber um tomate pode ser uma prova de que se está no caminho certo. Ninguém calunia o que não faz diferença. Além do mais, você não me parece ser desses artistas que faz arte só para quem "entende" de arte, a maioria das pessoas, certamente, adora o Corneteiro, pois ele já é parte da vida de muitos. Deixe as moscas pra lá, você não nasceu para ser um espanta moscas, a qualidade de suas caricaturas, a sua habilidade com a aquarela e suas esculturas são incríveis, falam por si só. Quem me dera ter um professor como você. E se precisar de uma ajuda com a limpeza desse ano, pode contar comigo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  43. por que vc não deixa que manifestações contrárias também sejam publicadas no seu blog?

    ResponderExcluir
  44. Sr. Anônimo.
    As manifestações contrárias estão livres pra serem publicadas emmeu blog. Não reparou, mas sua postagem entrou direto aqui, sem moderação. Vc deveria ser mais corajoso e se identificar pra fazer uma obrança desta natureza.
    Fala aí!

    ResponderExcluir
  45. caro Ique,esse sem noção aí de cima nao entende que o Corneteiro é unanimidade em ipanema-todas as pessoas que conheço ADORAM a sua escultura!agora se ele deseja encontrar críticas ao seu maravilhoso trabalho,deve procura-las entre as pessoas frustradas e invejosa iguais a ele .

    ResponderExcluir
  46. Ique, prá mim você é um Gênio, e vai ser perseguido por esses invejosos, recalcados e frustrados pseudo-artistas. Não moro no RJ, mas vejo pelas fotos que sua escultura em bronze é fantástica, como suas charges tb, queriam esses detratores ter 10% do seu talento.

    ResponderExcluir
  47. Ique, já não moro em Ipanema e nem conhecia o Corneteiro mas, pelas fotos, o achei genial!!!! Irei lá pessoalmente para tocá-lo, abraçá-lo e admirá-lo. Esse governo (municipal e estadual) tem preocupantes características fascistas (reprimir manifestações de carinho nas vias públicas, choques de ordem pública que retiram bicicletas de postes e outras sandices que apenas visam estabelecer uma ordem (auto)repressiva nessa nossa linda cidade abandonada. O pior é que o que realmente precisa ser feito - políticas públicas sérias, permanentes e articuladas - não o é.
    Viva o corneteiro! Viva o espírito irreverente e alegre do carioca! Viva nossa capacidade de resistência!!

    ResponderExcluir
  48. Obrigado Regina.
    O corneteiro só cnta uma parte de nossa história de maneira irreverente como ela realmente aconteceu.
    Beijos
    Ique

    ResponderExcluir
  49. Obrigado Paulo.
    Quando vier ao Rio agora, não deixe de conhecer o Corneteiro. Só quero continuar fazendo meu trabalho em paz. Eles que façam os deles.
    Forte abraço
    Ique

    ResponderExcluir
  50. AoW!

    sua escultura é massa demais. E é um prazer encontrar um obra de artes dessas du nada no meio da rua, quando a unica intenção que eu tinha era conhecer o posto 9 (legalize, Ê, Ê, Ê, Ê). Sou de Ipatinga, MG.

    sucesso sempre.

    Augusto

    ResponderExcluir
  51. Obrigado Augusto. Não se esqueça de votar no corneteiro.
    Abs
    Ique

    ResponderExcluir
  52. O CORNETEIRO FICA!É IPANEMA QUE GANHA A BATALHA!VENCE O TALENTO,O BOM ASTRAL,A ALEGRIA E A INTELIGÊNCIA DO NOSSO ÓTIMO ARTISTA IQUE!PARABÉNS,VALEU IQUE!

    ResponderExcluir
  53. Acontece...
    Nada tenho contra a sua escultura, é muito divertida, tem todo o meu apoio artístico. Não li a matéria, mas o que eles falaram não deveria ter tomado o rumo pessoal...
    Você há de convir que deveria haver um critério estético, como por exemplo: Eliminar aquele obelisco horroroso que está no meio da rua Visconde de Pirajá.
    Quem aprovou isto??????//

    ResponderExcluir
  54. Ique, esses caras que falam mal de você fazem isso por inveja.Eles não sabem desenhar, não tem talento e nem técnica.São preguiçosos e vivem de paparicação e ego.

    ResponderExcluir
  55. Ontem mesmo passei pelo Corneteiro e parei para ver melhor. Pura arte. Parabéns e obrigada por nos tê-lo dado.

    Cristina, comparar o menir obelico com a escultura do Ique é muita falta de sensibilidade!

    ResponderExcluir
  56. Enquanto isso...a pça General Osório virou extensão do restaurante Fazendola que de noite ocupa a lateral da praça com seus bares ao "ar livre". De dia entulham a praça guardando todo material, mesas, cadeiras e tralhas, onde? Na praça!
    E querem tirar nosso Corneteiro? Vão tirar o Drumond de Copacabana também?

    Vamos trabalhar direito!

    ResponderExcluir
  57. Dá vontade de perguntar a esses opositores o que eles acham de J.Carlos ou Klixto...

    [ ]s

    ResponderExcluir
  58. Parabéns pela tua escultura Ique!
    Conhecia teu fantástico trabalho como cartunista e que bela surpresa saber que és também um grande escultor.
    Caso tenha curiosidade dê um vistaço no meu blog: viniciusribeiroescultor.blogspot.com
    Abraço.
    Vinícius Ribeiro.

    ResponderExcluir
  59. É ique, não sabia que além da sua arte maravilhosa você também tem essa artimanha na escultura, muito show a sua escultura de bronze. Não admiro pintura abstrata ou objetos que tentem nos passar alguma emoção sem referencial nenhum. Também sou desenhista e atuo na área de caricaturas ao vivo, e conheci a turma de desenhistas do JB, Chiquinho, Alvim, Aliedo( meu pai, tô zoando ), Lula ( o louco ), Paulo Caruso, Liberati, Mariana. Não sei se tu lembra de mim mas eu já te mostrei um desenho meu, a gente vai se falando.
    e-mail: leandrotucano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. Ique,
    todos nós, apreciadores da arte geuniamente nacional ficamos muito felizes e agradecidos pelo trabalho que vem realizando em nosso cidade!
    Estética e bom humor perfeitamente casados...
    Parabéns pelo trabalho.

    Abraços do fã!

    ResponderExcluir
  61. Seu trabalho é extraordinário!!!
    Posui algo que não os permitem censura...
    O talento!!!
    " Nunca corra atrás das borboletas;
    Plante um jardim que elas virão até você "
    Por isso,não se preocupe,pois seu jardim se evidência tanto quanto o jardim Botânico!!!

    ResponderExcluir
  62. Ique,
    sou seu fã e admiro todos os seus trabalhos,
    em especial um que me encanta toda vez que vejo,
    que é o corneteiro de bronze.

    gostaria de ter a oportunidade de te conhecer pessoalmente, pois sou muito fã das suas artes.
    paulocaricaturas@blogspot.com.br/paulocaricaturas@gmail.com

    ResponderExcluir