quarta-feira, 24 de março de 2010

Centro de Referência do Humor Gráfico Nacional!

Finalmente o humor gráfico, a charge, o cartum, a caricatura, terão um centro de referência instalado no Rio de Janeiro. Será no belíssimo Castelinho do Flamengo, no bairro do Flamengo no Rio de Janeiro. Além de exposições, eventos, e acervo, o centro será também o ponto de apoio e de formação profissional para muitos jovens talentos de nosso país.

Fui convidado oficialmente para fazer parte da comissão de artistas que vai pensar e estruturar o espaço para abrigar nossa arte, pela Secretária de Cultura do município Jandira Feghali, durante entrevista dela no programa Deles e delas de Leleco Barbosa.
Como bem disse a Secretária Jandira Feghali em sua entrevista, encontrou-se finalmente um espaço pra se fazer justiça a arte do humor gráfico, tão marginalizada e desconsiderada, e que sempre teve uma participação ativa e contundente na história política, social e artística de nosso país.

Fiquem de olho aqui no blog, pois estarei atualizando as informações a respeito deste projeto que veio, não só pra dar mais espaço aos profissionais atuantes, pra resgatar a memória de nossos mestres que já se foram, mas pra também ser o berçário de novas gerações.

O lançamento oficial será nesta quinta, 25 a partir das 18 horas.

Parabéns ao Prefeito Eduardo Paes e a secretária Jandira Feghali por essa iniciativa.

14 comentários:

  1. Data significativa: dia da Anunciação, nascimento de Leila Diniz, Elton John, quando surgiram os primeiros lampiões a gás no Rio de Janeiro. Tantos outros eventos em 25 de março. Essa charge aí: Solta as tranças, Rapunzel!!!
    Você inse(que)rido, claro. Sucesso ao Centro de Referência do Humor Gráfico Carioca. Abraços.
    Jura.

    ResponderExcluir
  2. Excelente iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro!
    Temos que trabalhar muito para resgatar o prestígio e o RESPEITO que o profissional de humor gráfico merece!

    Tô contigo mestre!

    Por mais que eu esteja aqui no interior do Paraná, pode contar comigo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando a oportunidade, venho convidá-lo a visitar meu blog...

    http://tiagosilvacartoons.blogspot.com/

    Gostaria muito de saber sua opinião sobre o meu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. É Juracy,
    Estou ali de Rapunzel. Fui surpreendido por esse onvite deta forma, mas estou preparado pra encarar de frente este desafio maravilhoso de estabelecer o nosso espaço para as futurass gerações. E amanhã ainda é aniversário de meu irmão mais novo.
    Bjs
    Ique

    ResponderExcluir
  5. Vai!!! que é nosso Ique!
    Tudo de bom prá você MESTRE.
    Gil
    http://gilcartunista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Pois é, amigo Ique!
    Lá na "Zoropa" os cartunistas são bastante respeitados e reverenciados e têm até um Museu do Cartum.
    Quem sabe esse projeto dando certo, possamos até ganhar um Museu também...
    Vamos torcer então!

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ique! Gostaríamos muito de ver o seu trabalho no 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. ps.: visite o nosso blog! www.salaodehumor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. muito bom isso ique, caso ouver oportunidades para novos artista estarei na disputa.

    ResponderExcluir
  10. ÓTIMA NOTÍCIA,IQUE!A GENTE PRECISA MESMO DE UM REFERENCIAL;A ARTE DO DESENHO DE HUMOR C CERTEZA SERÁ MUITO MAIS RESPEITADA COM A CRIAÇÃO DESSE PROJETO....MUITO BOM MESMO;
    ABRAÇOS...

    ResponderExcluir
  11. Fala ique, eu trabalhei no Jornal do Brasil naquele prédio próximo a rodoviária, de 1995 a 1997, pelo projeto Camp Mangueira, e loucamente falando tive o prazer de conhecer o Aliedo, o gaúcho doido, Lula, o dentuço louco, Liberati, Chiquinho, o Alvim que atualmente está no Jornal O Globo, e já mostrei meu trabalho pra tu também, tem anos isso e também sou desenhista, atualmente estou na área de caricaturas ao vivo e tenho um blog: lpequeno.blogspot. É bom saber desse apoio da prefeitura relativo a arte e espero mais eventos e reconhecimentos dessa área. Vou dar um pulo no castelinho do Flamengo para ver, Abraços.

    ResponderExcluir